Jacundá - Definition. Was ist Jacundá
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist Jacundá - definition

Crenicichla

jacundá         
sm (tupi iakundá) Ictiol Nome comum a diversos peixes brasileiros ciclídeos do gênero Crenicicla, também chamados guenza e joaninha. Var: nhacundá. J.-açu: o mesmo que jacundapinima. J.-branco: o mesmo que jacundapinima. J.-coroa: peixe ciclídeo (Crenicichla saxatilis) de água doce, que apresenta, acima da nadadeira peitoral e atrás da abertura branquial, uma mancha em forma de coroa. Sin: guenza-verde. J.-olhudo: espécie de jacundá (Crenicichla macrophthalmus)
J.-piranga, j.-touro: o mesmo que jacundapinima.
sm (de jacundá1) Folc Dança de roda da Amazônia, que, embora de adultos, parece o brinquedo infantil no qual um participante, que fica dentro da roda, procura romper o cerco que esta lhe oferece. Quem o deixa sair vai para o centro da roda, e é o ''jacundá'', peixe disputado na região pelo seu sabor.
Jacundá         
m.
Peixe do norte do Brasil.
Jacundá         
Jacundá é a designação comum a vários peixes do gênero Crenicichla, perciformes, da família dos ciclídeos. Possuem o corpo alongado, nadadeira dorsal contínua ocupando quase todo o dorso e, geralmente, um ocelo típico na cauda.

Wikipedia

Jacundá

Jacundá é a designação comum a vários peixes do gênero Crenicichla, perciformes, da família dos ciclídeos. Possuem o corpo alongado, nadadeira dorsal contínua ocupando quase todo o dorso e, geralmente, um ocelo típico na cauda. Também são conhecidos por nhacundá e guenza.

O grupo integra 113 espécies, nativas dos rios e ribeiros da América do Sul.

O jacundá habita em rios de água fria e corrente, sendo um peixe frágil, muito suscetível à poluição. No sul do Brasil, é conhecido também como joaninha, peixe-sabão, boca-de-velha e badejo (pelo seu aspecto parecido com o do badejo de água salgada). Pode alcançar 40 centímetros de comprimento e pesar quase um quilo.